terça-feira, 8 de maio de 2012

Entrevista com Luna (GRIMÓRIO DA LUNA)

Quando e onde você conheceu a Wicca?

Bem, eu venho de uma tradição de bruxas hereditárias, então sempre tive contato muito forte com o paganismo em geral e sempre tive muita liberdade nas minhas crenças. Em uma viagem a casa da minha avó, conheci uma vizinha dela que era wiccana, na época eu tinha 13 anos, me interessei pela religião e comecei a estudar e me dedicar exclusivamente a religião
Com 14 anos eu fui iniciada por ela na tradição Gardneriana, q ñ é a q eu sigo atualmente por certas escolhas pessoais

Qual você segue atualmente?

Tradição celta, embora muitas vezes em casa eu pratique alguns elementos ecléticos, mas o foco sempre na celta

Qual o começo para estudar a mitologia ou a tradição em si?

Livros, muita leitura e mais leitura. todas as tradições exigem muito conhecimento teórico, mas acredito que de todas a celta seja a que exige maior leitura e digamos "busca das origens" do que qualquer outra.

o que fez você se interessar pela wicca? e essa Tradição?

Pela wicca foi a simplicidade e pureza da religião, ela é uma das poucas religiões, se não a única, que aceita todas as pessoas como elas são - você ñ tem que mudar você mesmo para que os deuses te aceitem, eles te amam e te querem do jeitinho que você é, isso acho que me conquistou. Sem falar na liberdade de credo e expressão dentro da wicca que é inigualável
Pela tradição celta, especificamente, acho que foram minhas origens - sou descendente de irlandeses. Na minha adolescência eu deixei a wicca um pouco de lado e me debrucei no estudo de diversas religiões e quando eu voltei a estudar a wicca eu descobri a tradição e ela me escolheu, por assim dizer.

O que você Busca na wicca como religião?

Harmonia. Eis o que eu acho q é a principal busca do ser humano, se harmonizar emocionalmente, fisicamente e com tudo que existe ao seu redor, acho que esse é o objetivo de todas as religiões: oferecer harmonia, cada religião mostra um caminho e acredito que o caminho para minha harmonização seja a Wicca.

O que você indica aos iniciantes e neófitos? Enfim, as pessoas que, muitas vezes sofrem preconceito e intolerância?

Eu sei que passar por uma situação de preconceito é muito doloroso e revoltante, mas nós temos que superar isso com harmonia, tentar esclarecer a pessoa o que fazemos, se continuar, simplesmente ignore. Agora, claro que algumas situações podem fugir ao controle  nesse caso é bom ter em mente nossos direitos de cidadão e que vivemos em um estado laico, muitas organizações ligadas a Wicca (a Abrawicca por exemplo) possuem advogados gratuitos para casos de intolerância religiosa com qualquer membro da religião


Para finalizar... indique uns livros e fale um pouco sobre você...

Bom, livros eu sou suspeita - amo ler! Pra quem está começando eu sempre digo que o melhor é primeiro ler livros que dêem uma visão geral sobre a religião e não se atenham só a uma ou outra tradição, o que acaba limitando seu direito de escolha de caminhos dentro da wicca. Além dos clássicos da bruxaria e da wicca, que todos já conhecem um autor que gosto particularmente para neófitos é o Scott Cunningham, todos os livros dele são essenciais a quem está começando a trilhar os caminhos sagrados dos deuses.
Bom, apesar de ser uma bruxa wiccana eu não sou uma pessoa anormal como muitos vizinhos pensam... Rs... Eu tenho uma carreira (sou professora universitária de História Medieval e no momento trabalho com pesquisa na área), sou casada, tenho uma filhinha linda e diversos amigos de todos os credos e tipos, eu sou uma pessoa muito feliz com as minhas escolhas e principalmente com a minha opção religiosa, a wicca completa quem eu sou e acredito que eu só sou realmente eu, porque a através dos deuses eu encontrei uma harmonia, uma estabilidade e uma paz que propiciaram todas as coisas boas que vivo nesse momento. Sou bruxa, sou do bem e sou muito feliz!